92014jan

O diagnóstico das alterações da hipófise pode ser estabelecido a partir dos sintomas neurológicos (dor de cabeça e alterações visuais) e hormonais, seja deficiência ou excesso. Também pode ser necessária a investigação a partir de um achado incidental como o aumento de volume da hipófise (incidentaloma) em exame de imagem do crânio (tomografia ou ressonância magnética).

Todo paciente que apresenta suspeita de ser portador de adenoma hipofisário deve ser avaliado por meio da ressonância magnética da região hipofisária. Detectado o adenoma ou na presença de sinais e sintomas de deficiência ou excesso hormonal, devem ser realizadas também dosagens de todos os hormônios hipofisários. Em algumas situações são necessários testes funcionais para análise do perfil de secreção de alguns hormônios hipofisários.


Sintomas
: Os sintomas são neurológicos e hormonais. No primeiro caso os sintomas são causados pela compressão que o tumor causa nas estruturas adjacentes e podem se apresentar como dor de cabeça constante nas regiões frontal e lateral, sem alívio após uso de analgésicos comuns. Outro sintoma é a diminuição da acuidade visual, principalmente pela perda do campo visual lateral que ocorre devido a compressão do quiasma ótico pelo tumor. Já os sintomas relativos às alterações hormonais podem ser reflexo do excesso ou da falta de produção dos hormônios.

Dentre os sintomas atribuídos à falta dos hormônios, geralmente causados pela compressão da hipófise normal pelo tumor, podemos citar a falta de energia, queda de pressão, desânimo, sonolência, falta de vitalidade, quedas da glicemia dentre outros. Com relação aos sintomas de excesso de hormônios, podemos dividi-los de acordo com o tipo de hormônio produzido. Em se tratando de acromegalia, a doença é causada por um adenoma benigno na hipófise que produz de modo descontrolado o hormônio do crescimento (GH) e o IGF-1 (insulin-like growth factor 1). O excesso desses hormônios ocasiona o surgimento de alterações no organismo como o crescimento das extremidades (mãos e pés), mudança no aspecto facial e alterações no metabolismo (hipertensão e diabetes).

Quando essa doença surge na adolescência pode haver o aumento exagerado da altura do paciente levando a quadro de Gigantismo. Os principais sintomas são: Mudanças na aparência física que podem ser atribuídas ao processo de envelhecimento como crescimento de mãos e pés, alargamento da região frontal e da testa, queixo proeminente, espaçamento entre os dentes com perda dentária, aumento do volume do nariz e dos lábios, espessamento da pele (se torna oleosa e propensa à acne), sudorese abundante, alterações respiratórias, cardiovasculares e metabólicas.

Outro hormônio controlado pela hipófise é o cortisol. O cortisol é o hormônio relacionado com as reações de estresse do organismo e é produzido pela glândula suprarrenal quando esta é estimulada pelo hormônio hipofisário ACTH. A doença de Cushing é uma doença rara, caracterizada pela presença de um nódulo na hipófise que produz níveis elevados de ACTH. Como consequência temos a produção também elevada do cortisol, que exerce efeitos negativos no metabolismo.

A quantidade elevada de cortisol pode gerar ganho de peso decorrente do aumento de gordura no abdômen, perda de massa muscular com afinamento de braços e pernas, surgimento de grandes estrias violáceas, arredondamento do rosto, a pele fica mais fina e sujeita a hematomas, além de alterações metabólicas como diabetes e hipertensão.
Esta é uma doença rara e severa que deve ser tratada por neuroendocrinologistas experientes em centros de referência.

Outro conjunto de sintomas pode ser causado pelo excesso de prolactina no organismo. Esta situação pode ser causada rotineiramente por situações comuns como o estresse ou o uso de anticoncepcionais, porém quando encontramos níveis muito elevados de prolactina devemos pensar na possibilidade de um adenoma hipofisário ser produtor deste hormônio. As mulheres que apresentam essa condição geralmente se queixam de queda da libido, de irregularidade do ciclo menstrual e da saída de leite pelo peito (galactorréia). Nos homens, o sintoma mais comum é a perda de potencia sexual e, mais raramente, saída de leite pelo peito.

fonte: http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/hipofise/47/