72014jan

A vila balneária de Alter do Chão, distante 32 quilômetros de Santarém, no oeste do Pará, vai sediar na próxima sexta-feira (22), o II Congresso de Neurologia e Neurocirurgia do Oeste do Pará. Neste ano, o evento abordará o tema ‘Princípios da Clínica Neurológica e Neurocirúrgica’.

Quatro palestrantes de outros estados são convidados: Antônio Pereira Gomes Neto (BH), Mário Gilberto Siqueira (SP) e Paulo Crusius (RS), além do coordenador do evento, os neurologistas Erik Jennings Simões, e os médicos Luís Rodolfo Carneiro, César Augusto Bastos, Milton Bonny e Marcos Honorato. O médico neurocirurgião Atos Alves de Sousa, de Belo Horizonte, seria um dos palestrantes do congresso, mas morreu, aos 66 anos, na madrugada desta segunda-feira (18). A provável causa da morte está relacionada a problemas cardíacos.

No total, serão realizadas seis conferências com temas atuais de respaldo clínico como: Conferência Tapajós – Síndrome do Túnel de Carpo, Hipertensão Intracraniana, Morte Encefálica: Papel do Neurocirurgião no Diagnóstico e no Esclarecimento Familiar. Conferência Amazonas – Aneurismas Cerebrais, Princípios Técnicos da Craniotomia para o Trauma, Conduta no Acidente Vascular Cerebral na Fase Aguda. Conferência Arapiuns – Hidrocefalia Congênita: Etiologia e Quadro Clínico, Epilepsias de Maior Prevalência Clínica Diagnóstico e Tratamento. Conferência Curuá-Una – Neuropatias Periféricas: Uma Visão Geral, Hérnia Discal Lombar: Principais Métodos de Tratamento, Diagnóstico e Tratamento das Cefaléias. Conferência Aruãn – Conduta Inicial do Trauma de Crânio, Conduta Inicial do Trauma Raquimedular, Conduta nas Lesões Traumáticas dos Nervos. Conferência Maró – Complicações de DVP, Gliomas Cerebrais.

O evento é realizado pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde.

O evento tem por objetivo trazer o conhecimento da prática diária neurológica e neurocirúrgica para acadêmicos da área de saúde (enfermagem, fisioterapia e medicina), médicos generalistas e médicos especialistas em neurologia e neurocirurgia do Oeste do Pará.

Serviço

II Congresso de Neurologia e Neurocirurgia do Oeste do Pará

Hotel Borari, na Vila Balneária de Alter do Chão

Data: 22 de novembro

Hora: 8h30 às 17h

O credenciamento iniciará às 7h30min. Inscrições podem ser feitas na Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRBA, gratuitamente. Informações pelo telefone 2101-0700, ramal 755 ou ainda pelo e-mail: ensinoepesquisa@hrbaprosaude.org.br.

Fonte:http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2013/11/alter-do-chao-sedia-congresso-de-neurologia-e-neurocirurgia.html