72014jan

Nesta entrevista, o Neurocirurgião Ivan Chemale fala da trajetória da Neurocirurgia do Hospital Beneficência Portuguesa. O Hospital foi um dos pioneiros no Rio Grande do Sul e, por que não, no Brasil, nessa especialidade médica. Na conversa, você vai saber por que a Beneficência Portuguesa é referência nacional em Neurocirurgia.

Hospital Beneficência Portuguesa – Como surgiu a neurocirurgia no Hospital Beneficência Portuguesa? Conte um pouco dessa trajetória.

Ivan Chemale – A neurocirurgia do Hospital Beneficência Portuguesa foi criada em 1960, pelo Professor Mário Pereira Coutinho, um dos grandes mentores da neurocirurgia do Rio Grande do Sul. Ele se formou no Rio de Janeiro, onde foi aluno do professor Portugal, um dos iniciadores da Neurocirurgia no Brasil. Coutinho formou a Residência Médica de Neurocirurgia do Hospital Beneficência Portuguesa. Reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, a Residência Médica de Neurocirurgia do Hospital Beneficência Portuguesa, na década de 70, foi pioneira no Rio Grande do Sul, junto com a Santa Casa. Até hoje a Residência da Beneficência é uma referência no tratamento de patologias neurocirúrgicas no estado e no país. Durante sua atuação no Hospital, Coutinho treinou mais de 100 mil cirurgiões, entre os quais eu sou um deles. (São cinco residentes, e cinco anos de residência. Temos aproximadamente de 15 a 20 candidatos disputando uma vaga.)

Evolução

A EXPERIÊNCIA DO PASSADO SE UNE À MODERNIDADE DO PRESENTE

Nós recebemos pacientes de todo Rio Grande do Sul e de fora do Estado para o atendimento Neurocirúrgico, e nos preocupamos em acompanhar as evoluções recorrentes na área, as quais implicam, entre outros aspectos, em ter equipamentos sofisticados para aperfeiçoar os tratamentos e diagnósticos dos pacientes. Nesse sentido, o serviço da Beneficência sempre investiu muito na atualização, seja no equipamento, seja no treinamento. A Beneficência foi o primeiro hospital do Rio Grande do Sul, e um dos primeiros do Brasil, a dispor de tomografia computadorizada de corpo inteiro, na década 70. Esse foi um fato importante que marcou época. Nós sempre acompanhamos a modernidade. No decorrer da década de 90, por exemplo, a Beneficência foi o primeiro Hospital de Porto Alegre a fazer tratamento endovascular de aneurismas intracranianos. Com equipamentos qualificados como o aspirador ultra-sônico, microscópio, material para cirurgia estéreo-táxica, além de um grupo de dez neurocirurgiões e residentes constantes, plantão de Neurocirurgia 24 horas e cobertura sete dias da semana, conseguimos oferecer um atendimento a toda a população, uma vez que nós atendemos pelo SUS. Então, continuamos sendo um serviço de referência nessa especialidade.

Investimentos

PARCERIAS TRAZEM O MELHOR DA NEUROCIRURGIA PARA O HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA

Em decorrência da necessidade da evolução de imagens e diagnósticos da Neurocirurgia, na década 90, o então presidente da Beneficência pediu ao setor que terceirizasse o serviço de imagem para acompanhar a evolução dos tratamentos. O Hospital estava com limitação de investimentos. Então, foi criada a IRRADIAL, que em parceria com a Beneficência, montou um Parque de Imagem de última geração com equipamentos completamente revolucionários. Importamos a primeira ressonância de campo aberto do Rio Grande do Sul, angiografia digital, tomografia helicoidal, e mais recentemente, a tele-radiologia. Assim, temos um serviço de imagem que acompanha a evolução de tal modo que nós temos as técnicas mais avançadas de diagnóstico por imagem disponível para os pacientes, o que qualifica também o Hospital nesta área, o colocando entre os melhores do estado.

Atendimento

OS INVESTIMENTOS TRAZEM OS FRUTOS

Nós realizamos em média de três a quatro procedimentos neurocirúrgicos por dia; mais dois procedimentos endovasculares. Isso contabiliza aproximadamente seis ou sete procedimentos neurocirúrgicos, contando os endovasculares. Assim, são mais de mil procedimentos por ano, o que em Neurocirurgia é bastante. Temos três salas exclusivas para essa especialidade, abrangendo desde a média complexidade, como crânio e cirurgia encefálica, até a alta, como cirurgia raquiana.
Hospital Beneficência Portuguesa - Como está o tratamento de patologias nessa especialidade?

Ivan Chemale – Muitas doenças têm cura. Há 25 anos, algumas patologias deixavam o paciente condenado. Hoje, com o desenvolvimento das técnicas cirúrgicas, podemos reverter e até curar o aneurisma intracraniano de forma definitiva com qualidade de vida. O futuro da Neurocirurgia é tornar o tratamento mais efetivo e menos evasivo. A tendência é desenvolver técnicas que tragam qualidade de vida às pessoas que possam desenvolver esse tipo de doença.

fonte: http://www.beneficenciaportuguesa.org.br/new/noticias/74-neurocirurgia-do-hospital-beneficencia-portuguesa-e-tradicional-no-rio-grande-do-sul-